Pensamento

"Estamos aqui para realizar.
E, por meio da realização, aprender;
e, por meio do aprendizado, conhecer;
e, por meio do conhecimento, assombrar-nos;
e, por meio do assombro, obter sabedoria;
e, por meio da sabedoria, chegar à simplicidade;
e, por meio da simplicidade, prestar atenção;
e, por meio da atenção,
ver o que deve ser realizado."
Ben Hei Hei

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Relacionamento: Razão ou Paixão ?



No começo de todo relacionamento amoroso, os indivíduos na maioria das vezes já tem em sua cabeça o objetivo daquele relacionamento. Algumas pessoas escolhem parceiros apenas para a noite(ou tarde) apenas para não ficarem sozinhos naquele dia sem qualquer compromisso; outras pessoas têm o chamado 'Amor de verão', aonde ficam com determinada pessoa em um local de férias, que não é a cidade natal de pelo menos um dos amantes; e temos ainda aquelas pessoas que querem um relacionamento mais sério, as vezes até já imaginando-se em um futuro com a pessoa desde a primeira vez que ficaram. Uma hora ou outra acontece para a felicidade ou infelicidade do indivíduo do relacionamento ficar mais sério e quando se torna há dois tipos possíveis: pela paixão ou pela razão.

Tipos de Pessoas em Relacionamentos

Na maioria das vezes, por algum motivo estranho da natureza (ou por sei lá.. passarem uma 'energia' diferente... ou por que Deus não quis), as pessoas que procuram um relacionamento sério raramente conseguem alguém que queira também.. normalmente eles se deparam com pessoas que apenas querem curtição e acabam por 'sofrer' com a decisão da outra pessoa de nada sério. E também por outro motivo estranho, quando estas pessoas cansam desta vida de correr atrás do príncipe/princesa encantado(a) e decidem 'agora eu não quero namorar, vou curtir'.. isso não ocorre, pois em menos de um ano.. esta pessoa vai estar namorando. É uma conspiração do universo em simplesmente não fazer o que a pessoa deseja mesmo. Chamemos este tipo de pessoa de o Injustiçado.

Isso não ocorre com quem quer curtição desdo começo, temos rapazes e raparigas que desde sempre querem curtir a vida ficando com quem bem intenderem e nada de sentimento envolvido. Essas pessoas quando são mais novas acabam por namorar algumas vezes por conta da decisão do universo(ou por simplesmente não saberem o tamanho do mundo fora da escola). Mas quando chegam na faculdade, e descobrem a possibilidade da liberdade, acabam por: terminarem namoro de colegial com o intuito de 'curtir esta fase da vida' ou trair o namorado por morar em uma cidade muito afastada do 'amado'. Este tipo de pessoa podem ser chamados de Farrentos.

Há ainda pessoas que gostam da curtição mas são 'viciadas' em namorar, sabe.. aquelas pessoas que você nunca viu solteira, SEMPRE está namorando alguém, gostam desta segurança de namorar mas ao mesmo tempo querem sua LIBERDADE e não deixam o amado ou a amada se 'meter' em sua vida. Esse tipo de pessoa podemos chamar de Acomodada.

Relacionamento Paixão



Um pensamento bem comum entre as pessoas é o de que em um relacionamento sempre há um que ame mais do que o outro. Sendo assim, na maioria dos casos das pessoas Injustiçadas elas são as que 'amam' mais em seu relacionamento, mas este amor na verdade é mais uma paixão, aonde a pessoa está completamente cega com as coisas que ocorrem à sua volta apenas sendo possível ver a pessoa 'amada'. Essa paixão é uma experiência muito boa, uma felicidade muito grande é sentida e é como se o mundo tivesse se ajustado e você é a pessoa mais feliz do mundo e mais abençoada, pois 'ninguém sabe como você está se sentindo'. 

Mas se é tão bom assim, qual o problema em estar apaixonado desta maneira? Bom, o grande problema é que quanto mais alto você está, maior é a queda. Enquanto você viaja nas nuvens e voa cada vez mais rápido, você não consegue olhar o mundo ao seu redor e observar detalhes pertinentes à você. 

Você causa brigas com tudo e todos por causa da pessoa 'amada' (pois ela não é como todos falam.. só VOCÊ sabe como a pessoa é.. e ela é LINDA por dentro e por fora), e não consegue raciocinar no que é no fim das contas o melhor para você. Esta falta de raciocínio lógico.. logo te leva a uma grande.. grande frustração, ao ver que aquela pessoa não era nada do que você esperava e você não consegue processar aquilo por estar com uma imagem em sua cabeça que não consegue ser distorcida, logo imagina ser duas pessoas diferentes é quando acontece aquele "Você mudou demais... cade aquela pessoa que eu conheci ?!". 

Os Farrentos sabem disso por algum motivo e por um boa forma de defesa contra isso não se relacionam ou até se relacionam mas não se apaixonando, sendo assim a pessoa do relacionamento que 'ama' menos e fazendo o pobre do Injustiçado sofrer com sua paixão. As pessoas Acomodadas, quando se relacionam com algum Injustiçado, o faz sofrer também com a sua independência e acabam por achar a melhor solução em outras pessoas Acomodadas, aonde cada uma tem a sua vida e ninguém se mete na vida de ninguém mas tem a segurança de um relacionamento sério.

A melhor opção para o Injustiçado, que por sua vida só encontrou Farrentos e Acomodados, seria encontrar outro como ele, mas ele não quer... é algo de atração muito complexo aonde ele não consegue sentir esta paixão por quem 'merece'... aquela velha história das menininhas quererem caras babacas enquanto o bonzinho se ferra.. todo mundo conhece.. 

Quando o relacionamento por paixão ocorre, o indivíduo menos passional acaba por tomar as rédeas do relacionamento e modela-o da maneira que bem intende sem se importar com os gostos e desejos da outra pessoa. E ainda quando o apaixonado começa a cair na real e exigir seus 'direitos' no relacionamento a outra pessoa utiliza da carta AMOR INCONDICIONAL.. aonde o indivíduo apaixonado deve amar ela não importa o que aconteça e não importa o que ela não traga ao relacionamento, apenas o 'AMOR' que eles sentem entre eles. Ou seja, não deve questionar, desejar e opinar sobre o relacionamento e a pessoa. Conversas para melhoria do relacionamento não ocorrem pois o único que requer melhorias é o apaixonado.. quanto menos conversa.. melhor para o não-apaixonado. Assim o apaixonado vê um semi-amante, longe de ser um amigo, parceiro ou companheiro. E o não-apaixonado vê apenas uma segurança para a não solidão.

Relacionamento Razão



Hoje em dia, as pessoas estão se tornando mais cultas e críticas (poucas.. mas estão) e com isso vem surgindo um novo tipo de relacionamento. O relacionamento pela razão. Normalmente são ex-Injustiçados  que mudaram sua atitude perante ao mundo através de reflexões sobre as suas decepções amorosas.

Essas pessoas não acreditam em tudo que lhes foi contado na questão de relacionamentos não aceitando  que nossos pais e amigos tentam nos convencer o que é o melhor e como é que funciona. Elas não acreditam em contos de fadas, em atração dos OPOSTOS e em AMOR INCONDICIONAL.. apenas acreditam que podem ser felizes com alguém e que se é isso que eles querem eles vêm a melhor maneira disso funcionar.

Nesse romance, as pessoas podem ser mais abertas. Conversar desdo começo sobre o que gostam sem medo do que o outro vai achar, e então desde sempre estipular que o relacionamento vai ser a base da conversa sobre o que é melhor para cada um e o que cada um deseja. Assim é evitado aquelas situações aonde o indivíduo por exemplo quer fazer sexo com sua amada e ela diz NÃO... e quando ele pergunta 'porque não?!' ela diz.. 'Porque NÃO'... e se ele insiste a companheira diz 'você só pensa nisso'.. causando um enorme problema aonde o rapaz fica intimado em tomar futuras iniciativas além de não saber o motivo da negação causando uma certa paranoia em sua cabeça do porquê. Sendo que no fim das contas ele só estava DESEJANDO sua amada e acaba por causar um problema em Bola de neve que só piora cada vez mais  levando ao término do relacionamento ou à infelicidade. 

Em um relacionamento pela razão, a conversa constante sobre os gostos e sobre os problemas evita este tipo de situação, aonde o rapaz pode desejar a parceira e ela pode dar explicações melhores por não querer naquela hora sem ferir o relacionamento e ainda, o indivíduo pode gostar de sexo sem ser considerado um tarado. Neste tipo de relacionamento há ali para cada indivíduo um amigo, parceiro, companheiro e amante. 

Eles acreditam mesmo em um amor CONDICIONAL, aonde o indivíduo está com o outro por gostar de coisas em comum, por terem pensamentos parecidos e poderem ter boas conversas e discussões sobre determinado assunto e por se completarem e conhecimento geral. Elas também acreditam no relacionamento do tipo adulto aonde ocorre através de Troca, cada um deve dar ao outro o mesmo que receber.
Esse tipo de relacionamento perde a viagem às nuvens que pode parecer uma perda ruim, mas essa viagem é uma coisa boa em parte apenas, pois ela não dura tanto e quando acaba é uma queda e tanto... vem como as asas de cera de Ícarus que voou muito perto do sol e acabou caindo com suas asas em chamas.

Nesse tipo de relacionamento, a pessoa pensa mais em si mesma e acaba por pensar que não deseja ao outro o que não deseja para si mesmo, logo... a traição não ocorre tão frequentemente.
O bom deste tipo de relacionamento é que é onde ocorre o Amor verdadeiro, você acaba por se apaixonar pela pessoa, mas não cegamente. Você se apaixona pela pessoa que ela realmente é e não pela pessoa que ela aparenta ser ou que você deseja que ela seja. Ocorre uma felicidade muito grande pois você se sente completo e observa isto através de raciocínio lógico e não por um efeito de droga.

Na conclusão, o relacionamento por paixão é bom quando somos mais jovens e inexperientes com a vida, pois além de ser uma experiência boa(mas perigosa)  nos ajuda a fortalecer nosso interior e a um dia nos tornarmos pessoas mais racionais em nossos relacionamentos. Os erros cometidos em relacionamentos anteriores é sempre uma boa desculpa para nós estudarmos o por quê daquilo ser um erro e como consertar, logo vemos que nos tornando mais racionais nosso relacionamento amoroso pode ser algo muito mais gostoso e duradouro.

Se você está começando um relacionamento, tente conversar com seu parceiro ou sua parceira sobre os seus gostos e suas vontades antes das coisas ficarem mais sérias. É como se você colocasse condições para você ser você mesmo e deixar a pessoa ser ela mesma sem segredos e restrições.

3 comentários:

  1. Gentee, me identifiquei aqui!!
    Sou uma ex-Injustiçada com relacionamentos racionais! hehehehe


    P.s.: Diego, como faço pra comentar e aparecer meu nome e foto?!

    ResponderExcluir
  2. ashuahsuas.....
    eu não me encaixo em nenhuma das denominações....
    mas vou filosofar sobre

    ResponderExcluir