Pensamento

"Estamos aqui para realizar.
E, por meio da realização, aprender;
e, por meio do aprendizado, conhecer;
e, por meio do conhecimento, assombrar-nos;
e, por meio do assombro, obter sabedoria;
e, por meio da sabedoria, chegar à simplicidade;
e, por meio da simplicidade, prestar atenção;
e, por meio da atenção,
ver o que deve ser realizado."
Ben Hei Hei

domingo, 17 de julho de 2011

Adolescência diferente

Desde muito tempo atrás, adolescente sempre foi considerado como criador de problemas, aquele indivíduo rebelde que luta contra as leis e regras impostas pelos pais e adultos em geral. Nesta fase é quando o interesse pelo sexo oposto está começando a surgir por desejo sexual do próprio indivíduo, ao contrário dos namoricos da infância. Eu por exemplo dei meu primeiro beijinho na pré-escola, claro que foi apenas um selinho, acho que posso garantir que não foi por desejo e sim mais por pressão da sociedade e dos adultos já que eles têm aquela informação "a mais" de que no futuro menininho e menininha acabam por se gostarem, por que não começar agora?



Muitas crianças passam sem nem saber o por que tem de gostar de um ser de outro sexo (como visto nos filmes infantis e afins) já que o mesmo sexo é muito mais interessante na vida real quando criança, afinal de contas.. "menininhas têm piolhos"... 



Esta fase adolescente é também marcada pelo interesse de se juntar a determinado grupo social e ser "diferente" junto com este grupo. 
O grande porém da sociedade moderna é, em minha opinião, que hoje em dia virou tão comum e "normal" aos jovens beber cedo escondido dos pais (isto quando os pais não são liberais demais por se acharem caretas) e fumar simplesmente por achar bonito apesar do gosto e cheiro característico do cigarro serem horríveis.

Muitos pais que fumam falam para seus filhos não fumarem dando a justificativa de que fumam por serem Idiotas... com isso no fim das contas, acredito que quando o jovem que tem o pai fumante, e que diz isso (fumar por ser idiota), quando este jovem se sente um idiota como seus amigos logo passa a fumar e se sente como seu "herói" também.

Outra coisa comum para estes jovens é apresentar ações de vandalismo por se sentirem rebeldes. Porém, está mais que claro hoje em dia que este "REBELDISMO" deixou de ter seu sentido já que muitos fazem e não é para se rebelar contra NADA, simplesmente contra seu pai ou adulto responsável que no fim das contas está pouco se importando para o infeliz.. e assim acaba sendo para APARECER. Enfim.. problemas familiares que  necessitam de ajuda psicológica. 

Portanto, ser um adolescente rebelde de um tempo para cá é fazer totalmente o contrário.. é como que se pela primeira vez.. ser adolescente agora é pensar com sua própria cabeça, sabendo o que é melhor para você e não se submetendo à o que determinados grupos fazem.. o adolescente que quer ser diferente hoje em dia.. basta ser ELE MESMO.. ou não se submeter a essas influências de bebidas e drogas. E quem se submete está "por fora".

Um comentário: